sábado, 28 de junho de 2014

Férias do Barulho

    Falando sobre atitudes  conscientes, lembrei de uma viagem que fiz para o Nordeste.

    Praias. Paisagens exuberantes. Contato direto com a natureza.

   Lhe peço, por favor,  que feche os olhos e tente visualizar a imagem de uma praia quase particular, mar super azul, areia clarinha e fofa, tudo parece perfeito, até você tropeçar na primeira garrafa pet. Você olha mais a frente e vê outras dez, além da embalagem do bronzeador, hidratante, acetona, plásticos e isopor. Ficou com vontade de chorar ou gritar? Eu também.

    Essa descrição não é fictícia. Nesta viagem ao Nordeste presenciei exatamente esse cenário.

    Fiquei chocada e decepcionada, pois não esperava encontrar nada disso em uma praia que tinha apenas um resort e a pretensão de um futuro Porto.

    O isopor, por exemplo, em pequenos pedaços pode ser confundido com alimento  pelas tartarugas e inevitavelmente levam à morte do animal.

    Qual foi a minha reação? Pegar a primeira garrafa, depois a segunda e a terceira. A primeira sacola  encheu. A segunda também. Depois pedi um desses sacos de lixo preto e grande para os funcionários do Resort que se entreolharam como se eu fosse um E.T. e lá fui eu juntamente com meu esposo, que também já estava considerando a possibilidade de que talvez eu realmente fosse um E.T.,  a recolher toda a imundice deixada por ali.

    Interrompi por um dia as férias românticas, objetivo daquela viagem. Andamos o dia todo recolhendo as mais diversas coisas. Quase perdi o marido! E o fim do dia chegou.

     Se adiantou fazer isso por um dia? A resposta é: não sei.

     Posso afirmar que eu fiz minha parte. A melhor intenção foi depositada ali. Provavelmente  a vida de alguns animais foi poupada pelo menos naquele momento. Outras pessoas viram o que estava sendo feito e talvez algumas delas se mobilizem a fazer o mesmo ou pelo menos evitarão que mais lixo seja jogado no local. É o que quero acreditar. Que a semente foi plantada.

     Na próxima vez que for para praia, fazenda ou qualquer outro lugar, lembre-se: você é responsável pelo seu lixo. O seu lixo pode prejudicar a natureza, os animais e você mesmo. O que acha de levar seu lixo até o coletor mais próximo?

     A natureza agradece. As pessoas agradecem.

    Afinal, se destruirmos o que é nosso hoje, o que teremos amanhã?

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário